O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma taxa que é paga sobre um imóvel ou terreno. Todo o dinheiro que é arrecadado com a cobrança serve para custear as mais diversas despesas municipais. Ele é calculado a partir de alíquota, definida por lei, que pode ser alterada a cada ano, e é pago sobre toda propriedade urbana, seja ela imóvel edificado, casas e apartamentos, ou terreno sem qualquer benfeitoria.

No último ano a cidade conseguiu avançar em muitas melhorias que só foram possíveis com a ajuda da verba que o município arrecadou. Algumas das obras mais importantes foram: o desassoreamento do Paracatu, a operação tapa-buracos, manutenção das estradas rurais, festas regionais, plantio de mudas, alargamento da pista da rodoviária, custeio do Hospital Municipal, compra de medicamentos, reforma de escolas, incentivo ao esporte, cursos de capacitação, apresentações artísticas.

O valor pago anualmente pelo contribuinte é calculado sobre o chamado valor venal do imóvel, valor de venda. Ele é destinado para obras de infraestrutura, como asfaltamento, saneamento, educação, saúde, segurança e outros investimentos. Por isso, visando facilitar a quitação, a Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Gestão de prefeitura de Brasília de Minas está concedendo grande desconto. Para quem pagar até 30 de maio, 30% de desconto. De 01 a 29 de Junho, 20% de desconto. Compensa muito pagar com estes descontos, mas, quem não puder, tem até 31 de Julho para quitar.